quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TB: a Temperatura Basal

Oi, meninas!
Andei pensando bastante e acho que vai ser bom retomar o bloguinho...
É mais uma forma de tentar baixar a ansiedade e me distrair com os comentários e perguntas que vocês me fazem.
Baixar a cabeça e ficar desanimada não é muito meu tipo, apesar de muitas vezes ser inevitável...

Já há alguns ciclos eu venho fazendo acompanhamento da minha temperatura basal (TB) para tentar registrar a ovulação.
Obviamente eu sei que existem testes de ovulação que me permitem descobrir isso com muito mais rapidez e facilidade, mas ainda não ganhei na mega sena, então não posso comprar toda hora!

Acontece que o lindo horário brasileiro de verão chegou no último sábado e deixou a mulherada sem saber o que fazer, hahaha!
Todo o problema acontece porque para verificar a temperatura basal precisamos atentar para os seguintes pontos:

1 - você deve medir a temperatura logo ao acordar, antes mesmo de se virar na cama;
2 - use SEMPRE o mesmo termômetro;
2 - deve ser feito do primeiro dia de um ciclo até o último dia do ciclo, SEMPRE NO MESMO HORÁRIO;
2 - a temperatura basal real só pode ser verificada se você tiver ao menos 5 horas de sono tranquilo;
3 - bebidas alcoólicas e resfriados também podem alterar sua TB.

Já deu pra perceber o problema, né?
Aquele 'sempre no mesmo horário' sofre uma alteração de 1 hora com o horário de verão, e sim, 1 hora pode fazer uma boa diferença!
Acontece que nosso organismo é muito inteligente e se adapta muito rapidamente à este tipo de mudança, então haveria uma pequena alteração somente na temperatura do dia seguinte, o domingo.
Após isso, para não ficar com temperatura incerta durante o resto do ciclo, basta continuar fazendo da mesma forma, já com a alteração do relógio.

A grande vantagem de fazer o controle da ovulação pelo método da temperatura basal é que podemos ver direitinho as alterações do nosso corpo.
Com a subida de cerca de 0,5ºC na data da ovulação (ou muito próximo dela), podemos verificar qual é o nosso possível período fértil e ter mais controle dos melhores dias para treinar.
Incluisve podemos identificar a chegada da monstra com a baixa da temperatura perto do início do novo ciclo, o que nos faz também economizar com testes de gravidez e ter menos ansiedade...

Alguns sites ajudam a controlar nossa TB. Eu utilizo o Maman&Co e o Fertility Friend (carinhosamente chamado de FF)!


Já faço isso há 4 ciclos e estou bem contente com o resultado!
Se quiserem, posso escrever mais sobre o assunto...

Beijos férteis e positivos,

Lully's

11 comentários:

  1. se Deus quiser tudo dará certo, isso mesmo continue firme e forte!
    coisasdegravidas.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Fico muito feliz com cada comentário que recebo e é isso que me alimenta para continuar firme, sempre...
      Um beijo grande no coração!

      Excluir
  2. Ola vim conhecer seu blog, sou la do Mamis! Não desista que logo seu bebe estara aí, fé em Deus! Por coincidência la no blog estamos fazendo um curso sobre a TB,são varias lições detalhadas que podem te ajudar!! abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá vim conhecer seu blog, sou la do Mamis! Muita fé em Deus que logo seu bebe estará aí! Lá no blog estamos postando varias lições detalhadas sobre TB que podem te ajudar!! abraços Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!!! Sou leitora do Mamis (apesar de muitas coisas ainda não se aplicarem...) e sou amiga da Camila =) Acho muito legal e indico sempre pras minhas amigas gravidinhas =) Um beijo grande no coração e obrigada pelo comentário! É isso que me fortalece...

      Excluir
  4. oi flor!! ajuda na ansiedade mesmo ne?... nos q o diga! rsrsr.. continua escrevendo sim!! ajuda a ocupar a cuca... e auxiliar outra meninas tbm!... beijao!. Flor violeta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ansiedade parece uma montanha russa... Ora lá em cima, ora lá embaixo... É difícil essa nossa vida de treinante, viu? Hahahaha! Beijão

      Excluir
  5. Oi Lu, sigo o teu blog e me convidaram a participar de uma brincadeira, e quis te chamar para entrar na roda. Aqui está o post com a explicaçao, se quiser participar:
    https://bezerrinho.wordpress.com/2012/11/04/meme-um-pouco-sobre-mim/
    Um beijo, Vaquinha

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, sigo o teu blog e me convidaram a participar de uma brincadeira, e quis te chamar para entrar na roda. Aqui está o post com a explicaçao, se quiser participar:
    https://bezerrinho.wordpress.com/2012/11/04/meme-um-pouco-sobre-mim/
    Um beijo, Vaquinha

    ResponderExcluir
  7. Seguindo... Da uma visitinha no meu blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. oie acompanho seu blog e tem selinha pra vc lá http://umdocedeamor.blogspot.com.br/, bjs

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2