terça-feira, 16 de julho de 2013

Você sabe quando está ovulando? Parte I

Pra quem está tentando engravidar, saber é o seu período de ovulação é essencial para que o ciclo não seja perdido.
Cada organismo é diferente do outro e os sintomas podem variar (e muito) de mulher para mulher, mas depois que aprendemos como funciona o nosso próprio corpo tudo se torna muito mais fácil.

Existem métodos que facilitam a identificação do período fértil, entre eles estão os testes de ovulação comprados nas farmácias (parte I), a verificação da temperatura basal (parte II) e a famosa tabelinha (parte III).Resolvi dividir o assunto em três postagens para poder falar bastante de cada um e não deixar o texto muito longo.

As tirinhas de teste de ovulação (muito parecidas com as tirinhas de teste de gravidez) ainda são muito caras no Brasil.
Quem prefere este método aos outros, infelizmente sente no bolso, pois uma caixinha com 5 tirinhas custa cerca R$20,00 nas farmácias, porém o ideal pra quem não tem ideia da sua ovulação seria usar de 10 à 12 tirinhas por ciclo, pelo menos.
Só para terem ideia, nos Estados Unidos é possível comprar quase 100 tirinhas de testes (ovulação ou gestação) com este mesmo valor.

Por que precisamos de 10?
A caixinha vem com 5 unidades para que você possa testar durante 5 dias, mas dessa forma, fazendo somente 1 por dia, é quase (veja bem, QUASE) impossível de pegarmos o pico de ovulação.
Isto acontece porque a segunda linha do teste SEMPRE irá aparecer.
O hormônio luteinizante (LH) que é detectado nestes testes é produzido no corpo da mulher durante todo o período do ciclo.
Acontece que durante a ovulação, o LH é produzido numa taxa bem maior que o normal e é nesse momento que a linha do seu teste ficará DA MESMA COR QUE A LINHA CONTROLE.
Isso dura somente algumas poucas horas.
Mesmo não ovulando, a linha sempre irá aparecer, porém bem mais fraca.
Se fizermos somente um teste por dia, fica mais difícil, não concordam?
Como a ovulação ocorre, em média, 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação, a tabela acima mostra qual dia do ciclo (DC) é indicado para o início das tentativas.
Obviamente as mulheres que não tem ciclos regulares terão mais dificuldade, mas fazendo as contas e comprando várias tiras de teste é possível, sim!
A realização é muito simples. Assim como os testes de gravidez, o hormônio é detectado pela urina e o resultado pode-se vizualizar em cerca de 3 minutos.
O ideal é que sejam feitos 2 por dia, um pela manhã e outro no fim da tarde, assim fica mais fácil de conseguirmos ver o pico de LH nas tirinhas.
Eu já usei muito estes testes de ovulação e recomendo.
Como eu aprendi como funciona o meu organismo, já não preciso mais. Apesar de a cada nova gestação o meu corpo se modificar um pouco e eu ter que 'me aprender' novamente...
Parece que a cada nova curetagem eu me transformo em outra pessoa e meus sintomas todos se modificam!

Amanhã eu volto com a parte II, falando da verificação da temperatura basal.

Beijos férteis e positivos,

Lully's

2 comentários:

  1. Aliás, traz minhas tirinhas quando vieres aqui em casa!!
    Eu quero mais do que nunca... ;)
    Bjsssss, minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS É PRA JÁ!
      Inclusive estão na minha bolsa há quase um mês (e não nos vimos durante todo esse tempo :/)(no hospital não valeu...)
      Beijo, amo-te!

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2